quinta-feira, 7 de abril de 2011

A luta continua!!!

Lutar Não é Crime! Definitivamente! Ao final da tarde do dia 05 de abril, após decisão unânime dos jurados, a juíza declarou a inocência de Gegê. Foram dois dias em que a angústia pairou sobre todos os companheiros que acompanhavam o julgamento, tanto dentro do plenário, sempre lotado, quanto daqueles que acompanhavam de longe, por celulares, mensagens, blog, entre outros. Após a juíza Eva Lobo decretar definitivamente o fim do júri o plenário irrompeu em palmas e vivas de alegria. Todos se abraçaram de alívio após tanta tensão, como se abraçassem o próprio Gegê, com sorrisos nos rostos e não raras vezes com as faces molhadas de lágrimas.

A absolvição já se mostrava possível após a fala final do promotor de justiça, Roberto Tardelli. Quase ao final de sua longa arguição, afirmou que, diante da falta de provas, restava a dúvida, e que assim pedia que os jurados o absolvessem. Mas a decisão final caberia aos jurados. Em seguida o advogado Dr. Guilherme Madi Rezende tomou a palavra para fazer a defesa de Gegê. Segundo ele, sua inocência era evidente diante das provas. Logo após, os jurados se retiraram para a votação secreta. Em poucos minutos voltavam para suas cadeiras e a juíza leu a decisão final.

Foram 8 anos de paralisação da vida política de Gegê. Foram meses de trabalho intenso por parte de seus apoiadores, principalmente do Comitê “Lutar Não é Crime”, que atuaram contra o risco de criminalização, em inúmeras reuniões, audiências, atos, panfletagens, cartazes, e-mails. Foram dois dias tensos de julgamento, em que estavam presentes representantes de inúmeros e diversos movimentos sociais, de entidades defensoras de direitos humanos, de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, amigos e familiares. Mesmo as testemunhas de defesa, após seus depoimentos, ali continuaram até o final, incluindo o irmão de Gegê, o cantor Chico Cesar. Mesmo o Senador Eduardo Suplicy, também testemunha, fez-se presente no segundo dia expondo o caso ao Senado, em Brasília.

Dia 5 de abril não foi somente o dia da liberdade de Gegê, foi o dia em que os movimentos populares de luta pela vida com plena dignidade humana tiveram a certeza de que a luta vale a pena. Esta data foi histórica para a luta dos movimentos. Tal importância é reconhecida e foi protocolado na Câmara Municipal, pelo vereador Chico Macena, projeto de lei que constitui o 5 de abril como dia municipal pela luta contra a criminalização dos movimentos sociais. A LUTA CONTINUA. LUTAR NÃO É CRIME!!!

Márcia Hirata, pelo Comitê Lutar não é Crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário