sexta-feira, 1 de abril de 2011

CUT-CE lança nota em apoio ao Gegê

Na defesa de uma sociedade mais justa e humana, a CUT-CE vem a público prestar solidariedade ao líder do Movimento de Moradia do Centro (MMC), Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, que deve ir a júri popular nos próximos dias 4 e 5 de abril no Fórum Barra Funda, em São Paulo. Também membro da Executiva Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Gegê vem sendo acusado injustamente por sua participação em uma ação do Movimento de Moradia do Centro de São Paulo, em 2002. Desde as primeiras investigações, fica claro o uso do aparato policial e judicial por parte de forças conservadoras para desarticular movimentos populares reivindicatórios de direitos.

Gegê tem um longo histórico de militância social e sindical, como um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do PT e de movimentos de moradia. A Unificação das Lutas de Cortiço (ULC), do Movimento de Moradia do Centro (MMC), da União dos Movimentos de Moradia do Fórum Nacional de Reforma Urbana e a Central de Movimentos Populares (CMP) estão entre as organizações que contaram com a participação do militante.

A CUT-CE integra o Comitê Lutar não é Crime: Liberdade para Gegê, que propõe uma Campanha Nacional pelo fim da criminalização dos lutadores e lutadoras do povo. Reforçamos que é fundamental a mobilização de todo movimento sindical para garantir a liberdade de Gegê. A CUT-CE compreende que a libertação do companheiro não representa somente a resolução de um conflito individual, mas o fortalecimento das lutas da classe trabalhadora. É ainda uma ação contra o conservadorismo e a criminalização das lutas populares.

CUT-CE

Um comentário:

  1. Conheci GEGÊ em VRedonda no enfrentamento à ditadura militar e na organização e resistência do mivimento popular e sindical.Estivemos juntos no apoio à greve dos metalúrgicos de 1988 quando o exército invadiu a CSN e três metalúrgicos foram assassinados.Nenhum mandante foi preso e muito menos condenado!
    Dodora Militante sindical e do PSOL de VRedonda

    ResponderExcluir